Desde outubro de 2024, idosos que possuem ou possuíram carteira de habilitação passaram a contar com a versão digital da credencial de estacionamento exclusivo. O benefício também se estende a pessoas com deficiência (PCDs), cadastradas no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
A credencial pode ser acessada diretamente pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), eliminando a necessidade de impressão e facilitando a mobilidade dos beneficiários.
Como Utilizar a Credencial Digital
O processo de emissão é totalmente online, sem a necessidade de deslocamentos. O beneficiário pode optar pela versão impressa, disponível no Portal da Senatran, ou pela digital, acessada pelo app Carteira Digital de Trânsito, disponível para iOS e Android.
Para utilizar corretamente a credencial, é necessário vincular o documento a um único veículo por vez, sendo possível alterá-lo sempre que necessário.
Para idosos, a validade da credencial é vitalícia, enquanto que para PCD a autorização é mantida pelo período que constarem na base do Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
Os agentes de trânsito e policiais utilizam um aplicativo de fiscalização que permite verificar, por meio da placa ou do QR Code, se há uma credencial vinculada ao veículo estacionado. Caso o veículo esteja utilizando uma vaga especial sem a credencial ativa, o responsável estará sujeito a multa e pontuação na CNH.