Início de ano com saúde: por que fazer o check-up é essencial

Com a chegada do início de ano, o clima de novos planos e resoluções, muitas vezes, nos inspira a cuidar melhor da saúde. É nesse período que o retorno às rotinas e a busca por hábitos mais saudáveis se tornam prioritários. Para reforçar essa conscientização, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) destaca a importância de manter os cuidados com o corpo e a mente em dia, evidenciando a realização de exames de rotina – o popularmente conhecido check-up – como ferramenta indispensável para a prevenção de doenças.
De acordo com a clínica, Dra. Miliana Machado, o início do ano é uma oportunidade estratégica para avaliar a saúde e começar o ciclo com bem-estar. “Esse é o momento de identificar fatores de risco e tratar condições de saúde silenciosas, como hipertensão, diabetes e alterações no colesterol. O check-up é fundamental para identificar se o paciente tem alguma comorbidade e, caso tenha, iniciar o tratamento adequado. Por exemplo, é comum eu atender pacientes no pronto-socorro com queixas como sonolência, fraqueza ou queda de cabelo. Essas não são queixas de emergência, mas, ao fazer um check-up, é possível detectar deficiências como falta de vitaminas ou ferro e corrigir isso de forma ambulatorial”, explica.

Doenças desconhecidas

A profissional ainda conta que muitas mulheres chegam ao consultório com sintomas de climatério – a fase de transição que marca o fim da idade reprodutiva e a entrada na pós-menopausa – sem saber que estão passando por esse período. Por não reconhecerem os sinais, muitas vezes deixam de buscar o acompanhamento adequado.
“Outro exemplo comum é o do paciente diabético, que só descobre a doença em situações de emergência, como no pronto-socorro, ao apresentar níveis alarmantes de glicose. Esses casos evidenciam a falta de um acompanhamento regular, que é essencial para prevenir complicações”, alerta a médica.
Miliana reforça a importância de procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para realizar os exames de rotina, especialmente no início do ano. “Essa é uma ótima época para organizar a saúde: o paciente pode agendar uma consulta, passar pela triagem inicial com a enfermeira, que organiza a agenda médica, e depois realizar a consulta de rotina. Durante o atendimento, o médico solicita exames, avalia o estado geral do paciente e orienta sobre os cuidados necessários”, explica.
O acompanhamento médico deve ser realizado anualmente para garantir uma boa qualidade de vida e a identificação precoce de possíveis doenças silenciosas.

Dicas para uma vida mais saudável

Adotar um estilo de vida saudável na juventude e na vida adulta tem impacto direto no envelhecimento. A obesidade, por exemplo, está ligada a diversos problemas, como síndromes metabólicas, hipertensão, insuficiência cardíaca, dores nas articulações e coluna. Cuidar da alimentação, manter-se ativo e prevenir fatores de risco são atitudes que podem diminuir significativamente as chances de doenças no futuro.
Agora que estamos no verão, é fundamental optar por uma dieta mais leve:
• Inclua legumes e vegetais folhosos;
• Reduza o consumo de carboidratos pesados, escolhendo apenas um tipo por refeição;
• Diminua a quantidade de carne vermelha, priorizando carnes brancas. Não é necessário cortar a carne vermelha, mas reduzir a frequência;
• Aumente a ingestão de água, cerca de 3 a 4 litros por dia, se não houver contraindicação;
• Pratique exercícios físicos pelo menos três vezes por semana. Se não for possível fazer musculação, uma caminhada de 30 minutos ajuda muito;
• Mantenha uma rotina de sono entre 6 e 8 horas por noite.
  • Jundiaí
  • Saúde