Investimentos reduzem em 50% o número de óbitos no trânsito de Jundiaí

68 novos ônibus foram entregues para o transporte público

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Jundiaí, a partir da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), com foco na proteção de vidas, já apresentam resultados positivos. Em 2023, os óbitos causados por acidente de trânsito foram reduzidos em 50%, nas vias municipais da cidade, de acordo com dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga SP). Enquanto em 2022 foram registradas 32 mortes, em 2023, 16 registros fatais foram contabilizados.

Entre os investimentos realizados pela gestão para a melhoria na segurança no trânsito estão as ações de educação, com as campanhas “Laço Amarelo” e o “Maio Amarelo”, que pelo segundo ano consecutivo fizeram Jundiaí conquistar o prêmio de destaque em ações educativas promovido pelo Observatório Nacional de Segurança Viária; a atividade “Sentindo na Pele” – oferecida para motoristas vivenciarem o dia a dia de pessoas com deficiências, redução de mobilidade ou ciclistas -, além de investimentos como a aquisição de 68 novos ônibus para o transporte público, dando maior conforto e qualidade para o uso do sistema público de transporte. Os ônibus adquiridos são equipados com ar-condicionado, wi-fi, câmeras de monitoramento e carregadores de celular.

As ações e fiscalizações que são realizadas pelos agentes de trânsito da cidade também contribuíram para a queda nos índices de óbitos. Pinturas e sinalizações viárias também fortaleceram o investimento feito pela UGMT. “Um trânsito seguro é parte primordial para que jovens, adultos e crianças ocupem os espaços urbanos com autonomia e segurança, aprendendo a adotar comportamentos eficazes, tanto como pedestres, ciclistas e motoristas”, explica o gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), Aloysio Queiroz.

Implantado no Mundo das Crianças, o espaço teve investimento de R$ 1,260 milhão em área total de 3.675m², permite que crianças aprendam, de forma lúdica e interativa, as normas e regras de trânsito. “Consolidamos um projeto em Jundiaí para criar e educar desde a infância. A cultura de paz e segurança no trânsito recebe, com o Jardim da Mobilidade, uma ferramenta de educação e lazer”, explica o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Outro ponto a se destacar foram os investimentos feitos na parte operacional. Com aporte de R$ 4,4 milhões, Jundiaí fez a aquisição de 28 novos veículos para compor a frota da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT). A medida vai facilitar a agilidade e fluidez no trânsito e a segurança, tanto dos agentes, quanto das pessoas.

JundiaítrânsitoTrânsporte público
  • Educação
  • Jundiaí