O iPhone 16 foi lançado nesta segunda-feira (9) pela Apple. Entre as novidades do novo dispositivo, está a inteligência artificial incorporada, que aparece como um recurso essencial. Para isso, a empresa usará a Apple Intelligence, anunciada pela marca em junho.
Novas cores também estarão disponíveis no aparelho, como o ultramarino, turquesa, rosa, branco e preto. Um novo vidro de proteção cerâmica também será acrescentado, deixando o aparelho 50% mais resistente do que a geração anterior e 2x mais resistente do que outros telefones.
Para isso, a Apple anunciou dois tamanhos de aparelho, que seguem no padrão dos modelos anteriores, com 6,1 polegadas e 6,7”. No evento, a marca também anunciou o novo chip A18, além de mudanças no botão lateral e nas câmeras.
Ao lado, o novo botão terá função de pesquisar por fotos, além de capturar registros de forma mais prática. A câmera principal terá 48MP, já o segundo obturador virá com 12MP e com o novo aparelho, será possível tirar fotos espaciais.
Apple Intelligence
A Apple está executando vários modelos generativos no telefone localmente. Tarefas mais intensivas usam a “computação em nuvem privada” da Apple, que roda em servidores que a Apple construiu para isso.
Além de aprimorar textos e pesquisas com a ajuda da Siri, será possível criar novos emojis a partir da inteligência artificial, apenas solicitando o que se deseja.
As primeiras aplicações na fase beta estarão disponíveis nos Estados Unidos no próximo mês. Já em dezembro, as novidades chegarão a países como Austrália, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul e Reino Unido.
A Apple Intelligence será inserida na atualização de software de modelos antigos, de forma totalmente gratuita. Durante o evento, a empresa ainda deu spoilers do iOS 18, que deve focar em personalização e recursos de segurança.
Via CNN Brasil