Itupeva sediou reunião do Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais

Itupeva sediou,  na sexta-feira (14), reunião do Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais (CIMPS), para discutir algumas pautas relacionadas à Residência Inclusiva e à Casa Abrigo.

Os dois serviços regionalizados foram implantados pelo CIMPS em 29 de novembro do ano passado, em evento também sediado em Itupeva, no Cine Teatro.

A reunião foi conduzida pela secretária-executiva do CIMPS, Janete Lopes, que apresentou questões como a situação financeira de ambos os serviços e falou da criação da Comissão de Avaliação e Monitoramento para gerenciar e acompanhar o consórcio, além de outras questões ligadas aos atendimentos.

Após a reunião, o grupo se encontrou com Eliana Aparecida Michelon Santana e Flávia Salles (presidente da Apae Itupeva), coordenadoras da Casa Abrigo e da Residência Inclusiva, respectivamente, para conhecer com mais detalhes o funcionamento dos dois serviços. As equipes dos dois serviços também estiveram presentes.

A secretária de Desenvolvimento Social de Itupeva, Marcia Fernandes Gomes Teixeira, destacou a importância do encontro: “Até por serem dois serviços recentes nesses municípios, inclusive o nosso, é fundamental que tenhamos essas reuniões regulares para buscarmos melhorias, alinharmos o atendimento e até dúvidas. E estamos trabalhando para que possamos avançar cada vez mais”.

Também participaram da reunião, representando seus respectivos municípios, Leininha Lopes (Campo Limpo Paulista) Vania Sousa e Jaqueline Cardoso da Silva  (Bom Jesus dos Perdões), Rosângela Cristina Silva (Jarinu), Karine Teixeira (Vinhedo), Claudinei Correia e Giany Povoa (Louveira), Elaine Camargo, Cristina Mazon e Daniela Sfalein (Vinhedo).

Consórcio Intermunicipal de Políticas Sociais

O CIMPS é um projeto que teve início em 2023 e, rapidamente, com a adesão dos municípios, evoluiu para se firmar como uma importante ferramenta de cooperação para o atendimento de determinados serviços sociais.

Os dois primeiros serviços intermunicipais implantados foram:

Residência Inclusiva: São residências adaptadas, com estrutura física adequada, para fortalecer e possibilitar interações entre os residentes e a comunidade. Com equipe especializada e metodologia adequada, prestará atendimento personalizado e qualificado, proporcionando cuidado e atenção às necessidades individuais e coletivas das pessoas com deficiência.

Sob responsabilidade da Apae de Itupeva, atende as demandas dos municípios de Bom Jesus dos Perdões, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Nazaré Paulista e Vinhedo.

Casa Abrigo: São residências protegidas que ofertam acolhimento provisório e integral para mulheres em situação de risco de morte ou ameaças em razão, prioritariamente, da violência doméstica e familiar, mas também pelas demais formas de violência como assédio sexual, violência institucional, tráfico de mulheres e etc.

Com equipe técnica capacitada para auxiliar essas mulheres no processo de reorganização da vida pessoal e resgate da autoestima, além de promover os direitos humanos das mulheres.

Sob responsabilidade do Instituto Pela Saúde IPES, atende as demandas dos municípios de Bom Jesus dos Perdões, Itupeva, Jarinu, Louveira e Vinhedo.

  • Itupeva