Itupeva sem dengue: Município zerou casos em julho

Cidade teve trabalho intenso para não deixar a doença avançar

Itupeva alcançou uma grande conquista em  julho, chegando nos últimos dias do mês sem registrar nenhum caso de dengue.

A secretária de Saúde, Catarina Hass Lopes Di Giovanni, atribuiu o bom resultado ao trabalho constante coordenado pela UVZ – Unidade de Vigilância de Zoonoses, com a realização de mutirões em todos os bairros do município, contando com ações de cata-treco, visitas casa a casa e nebulização, além de atividades informativas em escolas, por exemplo.

“Esse trabalho constante foi fundamental para que conseguíssemos manter a doença sob controle, mesmo em meses mais críticos, como março, em que foram notificados 190 casos positivos. Agora, mesmo sem notificações, as ações não param e os cuidados da população devem continuar”, detalhou.

Neste ano, foram confirmados 533 casos positivos, de um total de 1.212 notificações registradas (533 dessas foram negativas). Em março e abril, com 190 e 159 casos cada, o município teve o momento com maior número da doença, período em que as ações também foram intensificadas, contando com os mutirões semanais, nebulização, entre outros.

Em junho, Itupeva registrou apenas 9 casos e em julho, até o momento, nenhum caso foi notificado.

No país, foram mais de 1,54 milhão de casos prováveis notificados, com 1.493 óbitos confirmados.

Vacina – A vacinação, para adolescentes entre 10 e 14 anos, continua disponível nas unidades de saúde.

Importante destacar que o mosquito aedes aegypti também pode causar outras doenças, como Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

Itupeva
  • Itupeva
  • Saúde