União, respeito e socialização são valores que transcendem a competição e representam o verdadeiro espírito escolar. É com essa essência em mente que os alunos de Campo Limpo Paulista estão participando da escolha do mascote dos Jogos Escolares 2023, evento promovido pela Prefeitura por meio das Secretarias de Esporte e da Educação. A votação popular foi aberta nesta segunda-feira (03) e ficará disponível até às 23h59 do dia 09 de abril, com divulgação do resultado em 10 de abril. A abertura dos jogos acontece no dia 27 de abril em todas as escolas da cidade que aderiram à participação no campeonato.
Após avaliar mais de 35 desenhos, uma comissão selecionou cinco finalistas que agora serão submetidos ao júri popular para decidir o grande vencedor. O escolhido representará o mascote dos Jogos Escolares 2023, um símbolo que acompanhará as competições e unirá as escolas em um só objetivo.
Para a professora do Esporte e integrante da comissão avaliadora do projeto, Sara Salgado, a escolha dos desenhos envolveu critérios como autenticidade e originalidade, além de verificar a existência de cópias ou plágios, tornando o processo ainda mais rigoroso. “Foi difícil escolher apenas cinco desenhos finalistas entre tantas opções incríveis que recebemos. Levamos em consideração a criatividade, a autenticidade e elementos que simbolizam o município. Estamos ansiosos para saber qual será o desenho vencedor”, afirma Sara.
Para participar da votação, basta acessar o link https://forms.gle/c4cmrN74cNqjx6wS7 e escolher o desenho preferido. A votação é aberta e é uma oportunidade de participar ativamente na escolha do mascote e contribuir para ações que interagem com alunos de diferentes escolas.
Os artistas e suas obras
Arielli Borges Michelini (8º ano), desenhou uma bola com ilustrações de diferentes objetos para representar as modalidades esportivas dos Jogos Escolares 2023. A inspiração surgiu pelos seus pais, que são profissionais de Educação Física.
Murilo Batista Soiker (8º ano), escolheu uma formiga como mascote para representar a união entre os participantes. Para o artista, a formiga simboliza força e determinação.
Henry Lucas da Silva (6º ano), criou uma onça pintada vestida com a bandeira do município. Buscou referência em outros desenhos de mascotes e customizou com a imagem que representa a cidade – a bandeira.
Katherine Almeida Gama Carvalho (7º ano), desenhou uma raposa deficiente, inspirada em um episódio de inclusão que vivenciou em 2021. A aluna espera que por meio desse mascote, os alunos portadores de alguma deficiência tenham representatividade nesse campeonato.
Whinia Cenciareli Pereira (9º ano), valoriza os trabalhadores da cidade e criou um desenho de uma estátua que fica posicionada na frente do Paço Municipal. A adolescente enfatiza que a classe trabalhadora faz parte de toda a construção do município e merece ser lembrada.