“Em Jundiaí, a política pública prioritária para a Infância integra o programa municipal Cidade das Crianças e tem como objetivo muito claro a redução das desigualdades por meio dos investimentos desta importante fase na vida dos indivíduos. E, hoje, o Brasil veio conferir de perto, num Encontro que permitirá a Jundiaí não só compartilhar suas experiências como também fomentar o diálogo com os demais integrantes acerca do desenvolvimento da sociedade a partir da Infância”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado, dando as boas-vindas aos visitantes.
A diretora Executiva da Fundação Van Leer, Rushda Majeed, agradeceu a Jundiaí por sediar o encontro e elogiou as iniciativas da Prefeitura.
“Os municípios brasileiros que compõem a Rede são um exemplo brilhante de comprometimento com a causa da Infância, demonstram tê-la adotado de coração. Por isso agradecemos pela presença de todos, em especial, a Jundiaí, por sediar este encontro e por ser um verdadeiro farol não só para os demais Municípios como também para a própria Fundação”.
A representante da Fundação no Brasil, Cláudia Vidigal, também enfatizou a importância da participação do Município na Rede.
“Este é um encontro entre equipes fortes, de pessoas que priorizam a Infância e que tem atuado dentro da Rede para realizar trocas de experiências e saberes. Se no início da rede tínhamos que recorrer somente a inspirações de fora, como por exemplo na Europa, os Municípios da rede brasileira já despontam como exemplos. E Jundiaí é um deles, que nos recebe neste Encontro, para compartilhar suas boas-práticas e se mostrar como referência”.
Já o gestor de Cultura e ponto focal do programa Cidade das Crianças, Marcelo Peroni, comentou a importância da participação de Jundiaí em redes.
“O programa ‘Cidade das Crianças’ tem como base oito eixos fundamentais de atuação, sendo um deles a participação de Jundiaí em Redes Internacionais, para a construção de um projeto comum de desenvolvimento. Por isso, o Município integra, além da Redes Urban95, também a Rede Internacional de Cidades das Crianças, da qual é também a sede de sua rede brasileira, pois acreditamos que a atuação em rede e de modo intersetorial traz benefícios para um projeto de desenvolvimento para as crianças, não do futuro, mas já no presente”.
Pela manhã, os participaram de vistorias técnicas a diversos equipamentos públicos municipais onde foram aplicados os conceitos do programa municipal Cidade das Crianças, começando pelo Mundo das Crianças. Em seguida, a comitiva visitou, no jardim Guanabara, a horta urbana e o parque naturalizado que será inaugurado este sábado (23) pela Prefeitura, e onde foi recebida pelos alunos da Emeb Nelson Brito. Na sequência, o grupo esteve ainda no Jardim Bonfiglioli, para conhecer o Bosquinho Hermindo Rossi e as Emeb Alvarina Barbosa Martins e Brígida Gatto Rodrigues.
No período da tarde, a visita prosseguiu para a vila Arens, onde os participantes conheceram a Área da Infância. Os demais gestores e secretários permaneceram na Fábrica das Infâncias Japy, onde assistiram a uma apresentação do método Baby Fusion e participaram de vivências e rodas de diálogos, divididos em grupos para tratar dos temas “Espaços Públicos e Natureza”, “Serviços para a Primeira Infância” e “Governança e Institucionalização”. Já os prefeitos e vice-prefeitos da comitiva seguiram para o Paço Municipal, onde trocaram experiências e boas práticas de cada Município com foco nas Infâncias.
Durante a atividade no Paço, o prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, também formalizou a adesão à Rede Brasileira de Cidades das Crianças. “Jundiaí é uma referência quando o assunto é política pública para a Infância. Esta visita foi uma oportunidade para conhecermos e identificarmos suas aplicações práticas e a adesão a mais esta rede significa unir forças e dialogar sobre um tema que diz respeito à formação do Brasil para a próxima geração”.
A prefeita do Município gaúcho de Pelotas, Paula Mascarenhas, que também esteve em Jundiaí em março para a realização do Encontro de Cidades das Crianças, também teceu elogios para o que viu em mais esta visita. “Jundiaí é a nossa inspiração, pois foi o primeiro Município a perceber a importância da política para a Infância para a transformação”.
Já o prefeito de Boa Vista (RR), Arthur Henrique, ressaltou a importância do intercâmbio entre os Municípios que compõem a Rede. “Boa Vista sediou, em 2022, o primeiro Encontro da Rede e que agora vem para Jundiaí, Município referência em tantos assuntos, como, por exemplo, nos parques naturalizados, que tem nos inspirado muito para implementação. Esta é a vantagem de dialogar em rede e o Encontro otimiza essas possibilidades”.
Participaram das atividades do Encontro os gestores de: Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi; da Casa Civil, Gustavo Maryssael; de Educação, Vastí Ferrari Marques; de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant; de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho; e de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.
Também participaram das atividades os representantes de diversas instituições parceiras, como Allma Hub, Ateliê Navio, Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e outros.
Ao final do Encontro, a Rede Urban95 anunciou ainda que em 2024 o terceiro Encontro da Rede será realizado em Recife (PE).
Via Prefeitura de Jundiaí