Na tarde desta quarta-feira (16), a Prefeitura de Várzea Paulista realizou mais uma importante ação para impedir novas enchentes no Córrego Bertioga. Acompanhada por autoridades municipais, a construtora licitada retirou as últimas duas chapas, para a liberação da única das três linhas de aduelas (canais de escoamento de águas das chuvas), feitas no córrego e sob a Avenida Fernão Dias Paes Leme, que ainda estava tampada. As três linhas construídas há poucos meses, todas de 72 metros lineares, aumentam em 85% a capacidade de escoamento sob a avenida e, para evitar alagamentos em outros trechos do córrego mais próximos da linha férrea, era necessário que houvesse a conclusão do túnel sob a ferrovia e do piscinão, este finalizado há poucos dias, antes de liberar as três linhas de escoamento.
O prefeito Juvenal Rossi acompanhou a liberação da linha de aduelas e ressaltou a importância de todos os órgãos da Prefeitura envolvidos, em especial as Unidades Gestoras de Obras e Infraestrutura Urbana, e a seriedade da empresa licitada para realizar os serviços mais recentes de macrodrenagem do córrego. Rossi explicou que o ponto onde começam as aduelas novas é onde havia os principais alagamentos e com a conclusão desses trabalhos recentes e de todos os outros já feitos no córrego desde 2013, segundo estudos técnicos, é possível o fim do problema das enchentes.
O piscinão, que possibilitará represar água no começo do Córrego Bertioga, tem capacidade para armazenar 30 milhões de litros de águas das chuvas e liberar esse volume de maneira gradativa para evitar alagamentos ao longo do ribeiro. Para a conclusão dos atuais trabalhos de macrodrenagem, fruto de um convênio com o Governo Federal, faltam instalações de algumas bocas de lobo na Avenida Bertioga, a serem executadas até o final deste mês.
Vilson Messias de Lima, 51 anos, munícipe varzino desde 1986, já chegou a ver um alagamento do córrego cobrir até mesmo um carro estacionado na Avenida Bertioga. Ele elogia a obra realizada. “É muito importante. Com certeza, esse trabalho vai ajudar a evitar esse problema de tantos anos”, declara.
*Área embelezada*
A Avenida Bertioga vai ganhar em breve, nas proximidades da nova pista de caminhada, quase no encontro com a Avenida Fernão Dias, uma fonte luminosa, com uma escultura. Segundo Rossi, a ideia é demonstrar a limpeza das águas do córrego, destacando a relevância dos vários trabalhos de despoluição do ribeiro, feitos em parceria com a Sabesp.