Itupeva está ganhando um grande avanço na inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCD), com a criação da Diretoria da Pessoa com Deficiência, um marco histórico para o município no fortalecimento das políticas públicas de acessibilidade e inclusão.
Pela primeira vez, a cidade contará com uma estrutura específica para atender às demandas da população com deficiência e seus familiares, com o objetivo de garantir maior autonomia e qualidade de vida a essa população, assegurando a execução de iniciativas voltadas à inclusão social.
A nova diretoria atuará em diversas frentes, em parceria com secretarias municipais para articular políticas públicas voltadas à empregabilidade da pessoa com deficiência, bem como projetos de acessibilidade.
Além disso, a Diretoria também vai promover a criação de grupos de acolhimento para familiares atípicos, com reuniões mensais, contando com a presença de profissionais especializados para discutir temas como direitos, assistência e suporte às famílias.
Outra frente de atuação será a orientação e encaminhamento das pessoas com deficiência e seus familiares aos serviços disponíveis na rede municipal.
O prefeito Rogério Cavalin nomeou como diretora Dayane Bandeira, servidora há mais de 10 anos na Prefeitura, graduada em Gestão Pública e conhecida pela sua atuação em defesa dos diretos para PCD, incluindo na presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itupeva (Comped).
“Queremos que Itupeva seja uma cidade cada vez mais inclusiva, onde todos tenham acesso a serviços públicos de qualidade e políticas efetivas para promover a igualdade de oportunidades. Nosso objetivo é garantir que os familiares também sejam assistidos, com informação e suporte adequado”, destacou Dayane.
“É muito importante que tenhamos atenção com inclusão para todos os grupos, principalmente de PCD, que historicamente sempre tiveram uma grande dificuldade para terem seus direitos respeitados. Estamos trabalhando para isso”, comentou o prefeito Cavalin, lembrando que, recentemente, a Prefeitura também protocolou na Câmara Municipal o Projeto de Lei Complementar nº 656, que visa a redução da jornada de trabalho de servidores públicos municipais que tenham sob sua responsabilidade dependentes PCD.