Mata Ciliar recebe bicho-preguiça atacada por cão em Itatiba

O avanço das áreas urbanas em zonas de mata traz inúmeras consequências aos animais silvestres, principalmente no embate com animais domésticos que, muitas vezes, são causados pela irresponsabilidade humana, como o abandono. Nesta semana, um bicho-preguiça macho chegou ao Cras da Mata Ciliar, entregue pela Guarda Municipal de Itatiba, após ter sido atacada por um cão.

“Ele chegou com uma lesão profunda no olho esquerdo e com vários dentes quebrados. Nós iniciamos um tratamento de medicação para dor, com observação diária e a realização de exames complementares”, explica Rebeca Alves, médica veterinária da Mata Ciliar.

Os bichos-preguiça possuem hábitos arborícolas e passam a maior parte do tempo nas copas das árvores, porém, descem ao solo quando precisam realizar algumas atividades fisiológicas ou até buscar alimentos em árvores mais baixas. Dessa forma, nesse momento que permanecem no solo, acabam ficando mais vulneráveis, pois o deslocamento se torna ainda mais lento, aumentando a suscetibilidade de acidentes com outros animais, principalmente os domésticos.

O município de Itatiba possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade. Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Mata Ciliar
  • Jundiaí