Por volta das 21h55 do último sábado (10), na Avenida Mitiharu Tanaka, na Cohab São José, R.C.S.S., 28 anos, morador do mesmo bairro, foi detido pela GCM após colidir com a traseira de outro veículo, que estava parado na via, durante uma abordagem policial. Ele apresentava sinais de embriaguez, segundo registros dos patrulheiros.
A equipe da Guarda Municipal, composta pelos patrulheiros Alexandre e Tiago, realizava rondas próximas ao posto de saúde do bairro quando deparou com dois elementos suspeitos em um veículo e decidiu abordá-los.
O trânsito no local da abordagem ficou prejudicado momentaneamente, o que causou a parada de outros veículos que vinham logo atrás da viatura.
Foi nesse instante que o homem, dirigindo um Volkswagen Gol em velocidade incompatível com a via, acabou colidindo na traseira do Fiat Siena, que estava parado atrás da viatura, causando danos consideráveis.
Os patrulheiros então dispensaram os abordados anteriormente, pois estes já não representavam mais suspeita, e foram auxiliar no acidente de trânsito.
O condutor do Gol, que, segundo os guardas, apresentava sinais de embriaguez, não aceitou ser questionado pelos GCMs e passou a ofendê-los com palavras torpes.
Ao ser informado de que seria levado para a delegacia, o indivíduo se revoltou, tornando-se ainda mais agressivo, e resistiu à prisão.
Outras equipes, compostas pelos patrulheiros Gervilla, Gomes, Semolini e Simone, chegaram ao local e efetuaram o algemamento do “cidadão nervoso”, levando-o para a delegacia de polícia.
Todos os procedimentos de praxe foram realizados.
INFORMAÇÃO:
Além de outras modalidades de policiamento, a Guarda Municipal também exerce ações de fiscalização de trânsito de acordo com a Lei 9.503/97, que instituiu o novo Código de Trânsito Brasileiro, quando conveniada com o município para este fim. Além disso, também está amparada pela Lei Federal Nº 13.022/14, que, dentre outras modalidades de policiamento, confere aos GCMs o policiamento de trânsito.