Nos últimos dias, moradores de Itupeva têm expressado crescente preocupação com a segurança pública, após relatos de redução no número de viaturas da Guarda Civil Municipal (GCM) nas ruas, principalmente durante a noite. Guardas municipais afirmam que a gestão atual implementou cortes significativos nas horas extras, resultando em uma diminuição drástica do efetivo em patrulhamento.
Segundo relatos, a gestão municipal cortou todas as horas extras dos guardas, alegando problemas financeiros, o que tem gerado preocupações quanto à segurança da cidade. “Além de pesar no bolso dos guardas, que não têm super salários, vai prejudicar muito a segurança da cidade, porque o efetivo nas ruas diminuiu muito”, disse outro guarda municipal.
Além disso, informações adicionais relatam que a patrulha rural não está operando diariamente e, nos finais de semana, o efetivo é ainda mais escasso. A equipe do Canil Municipal, que desempenha um papel crucial na detecção e prevenção de crimes relacionados a drogas, também está sofrendo com a falta de efetivo.
“Antes, nos finais de semana teríamos pelo menos seis viaturas na rua. Atualmente só estamos com duas”, relatou um guarda municipal, que preferiu não se identificar.
Em nota, a Prefeitura informou que “Devido ao decreto de Calamidade Pública Financeira foi necessário um planejamento para todos os setores da Prefeitura, inclusive na Guarda Civil Municipal.
Isso foi feito neste primeiro momento, sempre tendo como prioridade não causar nenhum prejuízo à população em nenhuma área pública.
Com o fim do decreto (nessa quinta-feira (11)) e com base em todas as demandas e situação de cada Secretaria que foram apuradas no período, todos os setores estão recebendo uma reavaliação no planejamento.”
Fonte: Portal Itupeva Agora