Pesquisadores da China identificaram 35 casos de um novo vírus de origem animal, do tipo Henipavirus, em humanos. As informações são de estudo publicado no New England Journal of Medicine, um dos periódicos médicos mais renomados do mundo. A pesquisa foi compartilhada nesta terça-feira, 9, pela imprensa estatal do país, onde se originou a pandemia de Covid-19.
Conforme o Estado de S. Paulo, nenhum dos pacientes apresentou caso grave, os registros da nova infecção ocorreram em Shandong, no leste chinês, e em Henan, no centro, segundo o jornal local Global Times. Foram registrados febre, cansaço, tosse, perda de apetite, dores de cabeça e musculares, além de náuseas como sintomas nas pessoas portadoras do vírus.
O site estatal The Paper destacou em publicação que o vírus Henipavirus é uma dos principais causadores de doenças transmitidas de animais para humanos na região da Ásia-Pacífico. A transmissão de pessoa para pessoa ainda não foi identificada, no entanto, a possibilidade não está descartada.
De acordo com o Estado de S. Paulo, a descoberta ocorreu por meio de coleta de amostras da garganta dos infectados, os quais tiveram contato recente com animais. O morcego da fruta(pteropodidae) seria considerado um dos principais vetores de transmissão, uma vez que é considerado hóspede natural dos Henipavirus conhecidos, o Hendra (HeV) e o Nipah (NiV).
Fonte: Jornal o Povo