Na manhã desta terça-feira (19) o canteiro central da Avenida Fernão Dias, em Várzea Paulista, amanheceu com uma oferenda.
A tal oferenda chamou atenção dos seguidores da “Pop Tv”. O estagiário foi pesquisar qual o significado dessa oferenda.
O que dizem as pessoas que acreditam nessas crenças:
O orixá Exu é uma das entidades da religiosidade afro-brasileira cercada por um acalorado debate teológico.
Para algumas pessoas, ele é compreendido como uma entidade desprovida de valores morais que pode fazer o bem ou mal desde que seja previamente recompensado.
Na observação de sua mitologia, Exu seria uma entidade mensageira responsável pela relação dos homens com os orixás e dos próprios orixás entre si.
Exu não aceita que ninguém peça a sua ajuda sem que receba algo em troca. Quando alguém ignora a promoção da oferenda a essa divindade pode responder com terríveis punições.
O papel mensageiro dessa divindade também possibilita a sua associação ao trânsito entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos. Por esta razão, é comum encontrar oferendas de farofa, galos e cachaça a Exu nos cemitérios e encruzilhadas.
O que pensam as casas tradicionais sobre esse tipo de situação que ocorreu na Avenida Fernão Dia:
Neste caso que ocorreu na manhã desta terça-feira (19), possivelmente é uma pessoa que acredita que fez aquilo entregando para um caminho, agradecendo aquilo que conquistou ou até pedindo alguma coisa.
Porém as bananas inteiras daquele jeito é desconhecidas por muitos religiosos.
Além disso as casas tradicionais condenam esse tipo de atitude. Eles acreditam que esse tipo de oferenda, não precisa ser feito em
locais de grande movimento. Deve ser feito dentro das casas tradicionais onde tem seus respectivos locais próprios para cultura estas divindades.