Dando sequência à extensa programação temática da campanha Outubro Rosa, promovida pela Prefeitura de Jundiaí, o Espaço Expressa foi ponto de encontro para várias mulheres cheias de vida e história para contar nesta segunda-feira (20).
A programação contou com diversas atividades oferecidas pela Secretaria de Promoção da Saúde, por meio do Ambulatório da Saúde da Mulher, com foco no acolhimento, na troca de experiências e no cuidado contra o câncer de mama. Além de oficina de maquiagem e de um sorteio de brindes, as mulheres presentes participaram de uma aula de práticas corporais e de uma vivência de dança circular com o Projeto Corações Solidários, de Campinas. Ao final, houve também atendimento de auriculoterapia e uma roda de conversa com mastologista e psicólogas para tirar dúvidas sobre a doença e seu enfrentamento.
“Este evento tem como objetivo mostrar o tanto de vida que a mulher ainda tem para viver mesmo durante um tratamento. E se movimentar, conhecer o próprio corpo e se descobrir é uma forma de celebrar isso”, salienta Micaela Vieira Hadida, enfermeira e gerente do Ambulatório de Saúde da Mulher.
Superando barreiras
O sorriso da aposentada Luisa Ferreira no evento, entregava tudo: o alívio de quem um dia recebeu apenas um mês de vida após o diagnóstico de um tumor agressivo e hoje, quatro anos depois, comemora a vida. “Eu não paro: saio bastante, viajo, ajudo outras mulheres que também estão enfrentando o câncer e faço meu acompanhamento médico. Essa foi uma jornada difícil mas que me ensinou muito”, disse.
Vera Luzia Rodrigues também venceu o câncer, após um diagnóstico precoce, em 2021, e um tratamento de quimioterapia e radioterapia, além de cirurgia para retirada de um dos quadrantes. “É bom ver tantas pessoas aqui doando seu tempo para orientar, tirar dúvidas e também divertir, porque durante ou após o tratamento a gente fica fragilizada. Eventos assim são muito importantes, já quero mais.”
Mulheres a partir de 40 anos já devem iniciar o acompanhamento preventivo. Para fazer a mamografia, basta ir até a UBS ou Clínica da Família de referência e manifestar interesse à equipe de saúde. Por mês, são ofertadas cerca de 2.300 vagas, e não há fila de espera para o exame.