Polícia Civil apreende mais de 2 mil litros de óleo armazenados irregularmente

Após meses de investigação, policiais civis da DIG – DEIC de Campinas flagraram o armazenamento irregular de óleo aditivo automotivo em uma empresa localizada no Recanto Fortuna, em Campinas. A prática, conhecida como “baldinho”, consiste em retirar sobras de óleo ou combustíveis de caminhões-tanque e armazená-los em galões ou tanques para posterior comercialização.

Durante a incursão, os agentes encontraram 2.240 litros de óleo armazenados em tanques e galões, além de 19 tanques vazios e um compressor utilizado para aspirar o óleo dos caminhões. Segundo os policiais, o local não possuía qualquer sistema de contenção, expondo o material às intempéries e representando alto risco ambiental e de acidentes, já que se trata de substância inflamável.

A vistoria também revelou que a caixa de inspeção de um lavador de caminhões, aparentemente em desuso, estava cheia de óleo e resíduos ao ar livre, com risco de contaminação do solo em dias de chuva.

O responsável pelo local, que também atua como motorista de caminhões-tanque, foi autuado em flagrante pelos crimes contra a economia popular e contra o meio ambiente, sem direito à fiança. A pena pode chegar a 10 anos de reclusão.

Segundo o delegado Dr. Marcel Fehr, foi requisitada perícia técnica para avaliar o local e auxiliar nas investigações.

  • Polícia
  • Região