O bate-papo foi promovido pela Unidade Gestora Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo de Várzea Paulista, dentro do projeto CapaciArte do Observatório da Juventude, em parceria com a própria unidade escolar, que possui um programa de observação e conservação do patrimônio material e imaterial.
“Viemos falar um pouco dessa política de preservação, que hoje está sendo bastante discutida, e mostrar a eles que, sim, todos os municípios contam com espaços patrimoniados de memória. Basta que eles mudem o olhar, para entender que toda cidade tem uma história, assim como o bairro e a região. Queremos trazer um pouco do universo dessa política cultural voltada ao patrimônio histórico, além do olhar carinhoso para o patrimônio, e contribuir de uma certa forma para a sensação de pertencimento à cidade, à região”, explica o diretor.
“Falar de patrimônio histórico é urgente, pois é algo ligado à nossa história, cultura, família. Está ligado inclusive àquilo em que acredito como cidadão”, afirma Paixão.
O diretor administrativo de Cultura e Turismo, Bruno Fonseca, que desenvolve o projeto municipal CapaciArte, e a gestora executiva municipal de Cultura, Renata Câmara, também participaram da ação.