Uma cidade organizada e que avança pautada no planejamento. Essa é Jundiaí, que segue na rota do desenvolvimento e se consolida a cada ano como uma das melhores do Brasil. Esses fatores contribuíram mais uma vez para o município se destacar em uma série de rankings nacionais ao longo de 2023, que mensuram o potencial da cidade em diversas frentes.
Os indicadores Economia e Finanças Públicas foram destaque em um estudo técnico elaborado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), composto por professores da USP (São Carlos), UFSCAR (São Carlos) e Fatec (Jaú), e colocaram a cidade em 1º lugar em gestão financeira no Estado – à frente de cidades como Barueri, Campinas e São Paulo. As finanças públicas em ordem permitem investimentos que garantem o desenvolvimento da cidade e mais qualidade de vida para a população.
E por falar em qualidade de vida, o mesmo estudo cravou Jundiaí como a segunda cidade de São Paulo nesse quesito. Recentemente, inclusive, foi divulgada uma pesquisa do Instituto de Longevidade que colocou o município como a 7ª melhor cidade do Brasil para envelhecer, com bom desempenho em economia, educação, trabalho e bem-estar.
“Jundiaí avança sem deixar as pessoas para trás. A pujança econômica do município possibilita investimentos em saúde, educação, segurança, geração de emprego e renda, dentre tantos outros que ofertam o melhor serviço para a população e permitem o desenvolvimento integral das pessoas”, afirma o Prefeito Luiz Fernando Machado.
Os investimentos em tecnologia, dentro do Programa Jundiaí, Cidade Inteligente, também rende frutos anualmente e são atestados em eventos de grande porte voltados ao tema.
Neste ano Jundiaí recebeu o Prêmio InovaCidade, promovido pela Smart City Business Brazil Congress (SCB-Br). A cidade foi premiada pela Implantação do Software “Alertas da Primeira Infância”, plataforma que integra os dados de três áreas de governo e aproveita os cadastros das Unidades de Gestão de Promoção da Saúde, de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social, apresentando as informações sobre os serviços utilizados e emitindo alertas que permitirão a tomada de decisões que vão refletir no bem-estar da criança e da gestante.
Em outro evento, no Connected Smart Cities, Jundiaí conquistou o Selo Connected Smart Cities nível prata. O reconhecimento indica que a cidade tem boas práticas em cidades inteligentes, se destaca pelo planejamento integrado e monitoramento constante da execução dos projetos, além de incentivar o desenvolvimento dos municípios no tema.
“Jundiaí tem planejamento a longo prazo e visão de futuro para continuar ofertando o melhor serviço público ao cidadão. Além disso, implantamos uma gestão orientada para resultados e otimização dos recursos que trazem o que há de mais moderno para que o nosso município continue avançando. Uma cidade é considerada de excelência quando os indicadores mostram isso”, comenta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
Certificação
Neste ano, a cidade foi certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que atesta a conformidade de seus indicadores para serviços urbanos e qualidade de vida de acordo com a Norma ABNT NBR ISO 37120. O documento reforça à população a qualidade dos serviços públicos oferecidos, bem como a qualidade de vida aos moradores.
No total, 19 temas foram avaliados. São eles: Água, Agricultura local/urbana e segurança alimentar, Economia, Educação, Energia, Esgotos, Esporte e Cultura, Meio Ambiente e mudanças climáticas, Finanças, Governança, Saúde, Habitação, População e condições sociais, Planejamento urbano, Recreação, Segurança, Resíduos Sólidos, Telecomunicações e Transporte. A cidade de Jundiaí conquistou o nível BRONZE.