Um homem procurado pela Justiça pelo crime de estupro de vulnerável foi preso na manhã deste sábado (31) após uma ação integrada entre o sistema Muralha Paulista e a Guarda Municipal de Jundiaí.
A prisão ocorreu durante patrulhamento de rotina realizado pelos guardas municipais Evaristo e Abreu, quando a equipe recebeu um alerta do Muralha Paulista. O sistema de reconhecimento facial identificou um indivíduo com mandado de prisão em aberto no momento em que ele desembarcava na estação ferroviária de Jundiaí.
A partir da identificação, a equipe de monitoramento da Guarda Municipal passou a acompanhar os deslocamentos do suspeito em tempo real, repassando as informações às equipes em patrulhamento pelas ruas da cidade.
Com base nos dados fornecidos, os guardas localizaram o indivíduo em uma escola de cursos profissionalizantes, na região da Vila Arens. Ele foi abordado e submetido à revista pessoal, não sendo encontrado nenhum material ilícito.
Durante a checagem dos dados, foi confirmado que havia contra ele um mandado de prisão expedido pelo crime de estupro de vulnerável, cometido contra uma vítima que tinha entre 10 e 13 anos de idade à época dos fatos.
Diante da confirmação judicial, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido à Central de Flagrantes, onde permaneceu à disposição da Justiça.
A ocorrência reforça a importância do uso da tecnologia e da atuação integrada entre os sistemas de monitoramento e as forças de segurança no combate à criminalidade em Jundiaí.