Após questionamentos e publicações em redes sociais sobre o desencadeamento de operações na cidade de Jundiaí, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio do Comando de Policiamento do Interior-2 (CPI-2), divulgou nota oficial esclarecendo a atuação das equipes na região.
Segundo a corporação, o emprego de efetivo do 1º Batalhão de Polícia de Choque – ROTA, além de outras unidades do Comando de Policiamento de Choque (CPChq) e das demais frações que compõem a força de trabalho da instituição, ocorre de forma planejada e estratégica.
A PM informou que as ações fazem parte de um planejamento operacional baseado na análise de indicadores criminais, pontos sensíveis de interesse da segurança pública e eventos sazonais, especialmente em razão da “Operação Carnaval 2026”, que abrange os 38 municípios da região.
Ainda de acordo com a corporação, o combate ao crime organizado é resultado de trabalho de inteligência e envolve unidades especializadas que atuam com planejamento próprio e dinâmico, alinhado aos objetivos operacionais da instituição.
A Polícia Militar também destacou que divulgou orientações de segurança voltadas ao período de Carnaval em suas redes sociais e reforçou que permanece à disposição da população 24 horas por dia, por meio do telefone 190.