Roubos em Jundiaí no 1º semestre caem 26,6% em relação a 2019
Assaltos em Jundiaí somaram 437 casos apenas no primeiro semestre do ano. A quantidade se refere apenas aos roubos simples, já que roubos de veículos, de carga e a banco são contabilizados em campo próprio pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo, responsável pelas estatísticas criminais de todo o Estado.
De acordo com os números, fevereiro teve a maior quantidade de registros policiais: 92, seguido por janeiro (85), junho (77), março (69), maio (61) e abril (53). Na comparação com o mesmo período de 2019, foram 26,6% menos assaltos em 2020.
O crime de roubo é previsto pelo artigo 157 do Código Penal. Segundo a norma, configura-se o delito com a subtração de “coisa móvel alheia, para i ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer outro meio, reduzido à impossibilidade de resistência”.
Tem pena de reclusão, de quatro a 10 anos, além de pagamento de multa ao Estado. Pode ainda ter a pena aumentada em 2/3, caso seja cometido com emprego de arma de fogo ou de explosivo.
Região
Conforme as estatísticas, Várzea Paulista fechou o semestre deste ano com 147 assaltos. Em Campo Limpo Paulista, os registros chegaram a 123, e 51 em Itupeva.
Em Itatiba, foram 84 boletins de ocorrência no período, com outros 21 em Louveira. Em Jarinu, os assaltos somaram 33 e, em Cabreúva, 25. Completando os dados dos municípios da Região, há Morungaba, com apenas dois registros policiais de assalto no primeiro semestre deste ano.
Via Imprensa Policial
#ImprensaPolicial