Sábado tem ação especial de vacinação na Praça da Matriz

A Secretaria de Promoção da Saúde realiza uma ação especial de vacinação, neste sábado (6), na Praça Governador Pedro de Toledo — Praça da Matriz. Das 8h às 14h, serão aplicadas as doses das vacinas contra o HPV (Papilomavírus Humano) e a Febre Amarela, além da Tríplice Viral, que protege contra o Sarampo, a Caxumba e a Rubéola.

“Essa é mais uma ação extramuros para alavancar a aplicação de vacinas em Jundiaí e deixar a população imunizada contra doenças que podem se agravar e levar ao óbito. Garantir a imunização da população contra a Febre Amarela e o Sarampo é essencial para evitar a circulação do vírus no Munícipio. No caso do HPV, seguindo a ação temporária do Ministério da Saúde, a dose será ofertada, também, para adolescentes entre 15 e 19 anos. Quem não se vacinou, essa é uma importante oportunidade. Havendo dúvidas, também estaremos lá para esclarecê-las”, enfatiza a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo.

Quem deve ser vacinado
Contra Febre Amarela, devido ao cenário epidemiológico atual, a vacina é aplicada a partir dos seis meses de idade, como dose de intensificação. O esquema vacinal é dose única para a população a partir de cinco anos. Já crianças de 9 meses a 4 anos devem receber duas doses, sendo a primeira aos 9 meses e a segunda aos 4 anos.

A dose contra o HPV está incluída no Calendário Nacional de Imunizações de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos. Seguindo as diretrizes nacionais, a vacina também é disponibilizada para imunocomprometidos de 9 a 45 anos e vítimas de violência sexual entre 15 e 45 anos. Até dezembro, o imunizante será aplicado em adolescentes entre 15 e 19 anos, que perderam a oportunidade de receber o imunizante anteriormente.

A Tríplice Viral é aplicada a partir dos 12 meses de idade. Em crianças, são duas doses, sendo a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses, com a vacina Tetra Viral (SCR-V). Para quem não foi vacinado ou tem esquema incompleto, a vacina é disponibilizada até os 29 anos, em duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas.

Já para quem tem de 30 a 59 anos, é aplicada uma dose da vacina Tríplice Viral, e em profissionais da saúde, independentemente da idade, são aplicadas duas doses, com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas.

Para receber os imunizantes, basta apresentar documento com CPF.

  • Jundiaí
  • Saúde