Saúde de Várzea Paulista registra avanço segundo o Conselho Federal de Administração

Variação de nota 5,44 em 2022 para 7,51 em 2023 coloca Várzea entre as melhores das cidades avaliadas pelo órgão que compõe o grupo

 


A qualidade da saúde para a população varzina é uma prioridade para a Prefeitura Municipal, liderada pelo prefeito Professor Rodolfo Braga, que tem se dedicado continuamente por meio de ações e investimentos no setor e valorização dos profissionais.

Como resultado, a Saúde de Várzea Paulista apresentou um significativo progresso ao evoluir de uma nota 5,44 para 7,51, conforme avaliação do Conselho Federal de Administração. Essa nota está entre as mais altas entre as cidades do grupo sete, avaliadas pelo órgão. O ranking analisou o desempenho de cidades com mais de 100 mil habitantes e renda per capita de até 32 mil reais, incluindo 12 capitais.
Para chegar até a nota, foram avaliados diversos fatores, entre eles a taxa de mortalidade infantil (número de crianças que não sobreviveram ao primeiro ano de vida) cobertura de atenção básica (população atendida pela Atenção Básica), e cobertura vacinal (efetividade das campanhas vacinais no munícipio).
O prefeito Rodolfo Braga expressou satisfação com os progressos alcançados, mas enfatizou a necessidade de contínuo desenvolvimento. “Ainda temos muito a fazer, mas nossa equipe de gestores e servidores está se aprimorando diariamente, focando na melhoria dos serviços”, afirmou o prefeito.

*Avanços na Saúde*
Em março de 2023 a Secretaria de Saúde do município passou a ser comandada pelo também Gestor de Governo e Administração João Paulo de Souza, e durante o último ano, o programa “Melhor em Casa” registrou um aumento de 100% no número de atendimentos, enquanto o serviço de transporte de pacientes teve um aumento de 70% nas viagens realizadas. Além disso, as consultas de especialidades apresentaram um crescimento de 50%, e houve um aumento de 25% tanto na coleta de exames laboratoriais quanto na aplicação de vacinas de rotina.
Ações implementadas durante a gestão também levaram à redução no tempo de espera nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a um aumento de 50% na quantidade de medicamentos distribuídos, melhorando significativamente a eficiência e a qualidade do atendimento aos cidadãos.
Em 2023, foram distribuídos mais de seis milhões de medicamentos e a realização de mais de cento e cinquenta mil consultas. Ademais, foram feitos mais de 700 exames de mamografia e implementadas campanhas de vacinação extramuros na região Norte da cidade. Houve também investimentos significativos em novos equipamentos para a UPA e UBSs, ampliação do horário de atendimento nas unidades e avanços significativos na construção do novo hospital.
O prefeito reforça que a alta nota recebida reflete os objetivos estabelecidos pelo governo municipal. “O cuidado, acolhimento e humanização no trato com as pessoas é a missão que estamos determinados a cumprir”, acrescentou.

*IGM- CFA*
O IGM-CFA é um indicador de governança pública, organizado nas dimensões Finanças, Gestão e Desempenho. Lançado em 2016, o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA) foi criado com o intuito de auxiliar gestores públicos a entender, através de dados consolidados, quais seriam as possíveis oportunidades de melhorias em seu Município.

  • Saúde
  • Várzea Paulista