O mês de janeiro chegou ao fim e muitas pessoas já efetuaram o pagamento da primeira parcela ou até mesmo do valor total do IPVA.
Somente a cidade de Campo Limpo Paulista arrecadou mais de R$ 2.600.000 (dois milhões e seiscentos mil reais).
O pagamento do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) é obrigatório todos os anos para os motoristas brasileiros, com alíquotas que variam entre 1% e 4%, de acordo com o estado — a isenção da taxa por tempo de fabricação também depende do estado. Mas uma dúvida que muita gente tem é: para onde vai o dinheiro arrecadado?
Do total arrecadado em cada estado, 20% é enviado para a União, mais precisamente para o Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), criado em 2007. Do valor restante, 40% fica no cofre do respectivo estado, e 40% vai para o município de registro do veículo, que deve corresponder ao local de domicílio ou residência de seu proprietário. Isso vale para qualquer estado do Brasil.
Os moradores da cidade de Campo Limpo Paulista desejam que esse dinheiro seja utilizado em melhorias no município, como serviços de tapa-buraco e recapeamento.