O evento, promovido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, integra o Edital de Festivais viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc. Aberto ao público, aconteceu no último domingo, no Centro Cultural Tendal da Lapa.
A disputa reuniu 12 baterias de torcidas de futebol amador, que apresentaram seus trabalhos e concorreram a troféus em diferentes categorias. As performances foram avaliadas por um júri especializado em música e cultura popular.
Criado para valorizar não apenas as baterias, mas também a cultura e as manifestações artísticas que cercam o futebol de várzea, o projeto busca promover o protagonismo periférico por meio da arte e do esporte.
As equipes participantes foram: Bateria Pegada do Tigre, Batucada do Morro ADC Milianos, Torcida e Bateria Tanque de Guerra, Torcida Nação Azul, Fúria Azul do Bixiga, Torcida Terror da Norte, Torcida Bonde Louco, Bonde da Ferradura, Quadrilha Fumaça Azul, Bateria 100% Veneno do Jardim Elba, Torcida Fanáticos e Os Cornetas.