Uma das maiores e mais importantes obras realizadas em Várzea Paulista está finalizada. O reservatório, mais conhecido como Piscinão, que faz parte das obras de macrodrenagem do Córrego Bertioga, já está pronto para funcionamento. A retirada da última chapa, localizada na Avenida Fernão Dias Paes Leme, está agendada para a próxima quarta-feira (16), às 15h, marcando o início da atividade completa do Piscinão.
A obra, de acordo com estudos técnicos, é capaz de acabar com as históricas enchentes do córrego. Recebendo os canais do Jardim Bahia e do Jardim Bertioga, o reservatório tem capacidade para 30 milhões de litros de água, coletando águas pluviais e contando com estrutura para controlar o nível de água represado, além de comporta para comandar a velocidade da saída de água que segue para o Rio Jundiaí.
Outra frente da obra também finalizada no Córrego Bertioga é o túnel linner, construído abaixo da linha férrea e que possibilita um aumento na vazão de água e de 25% na capacidade de escoamento desta.