Várzea Paulista entra na rota da mobilidade elétrica

Reunião com representantes da JMEV demonstraram forte interesse na instalação de operações na cidade; ferrovia local se destaca como diferencial estratégico

O prefeito professor Rodolfo Braga e o vice-prefeito João Paulo de Souza receberam, na última quinta-feira (3), no gabinete, representantes da montadora internacional JMEV. O encontro marcou mais um passo importante para atrair investimentos para Várzea Paulista, com foco em inovação, desenvolvimento econômico e geração de empregos.

Durante a reunião, foram apresentados os diferenciais competitivos do município, como localização estratégica, infraestrutura em expansão e políticas públicas voltadas à inovação. A JMEV, fabricante de veículos elétricos com sede na China e participação da Renault, demonstrou interesse em instalar uma de suas operações industriais na cidade.

A empresa planeja iniciar a montagem nacional de seus modelos elétricos compactos — EV2 e EV3, ambos com câmbio manual eletrônico — a partir de setembro de 2025. A operação será conduzida pela empresa brasileira E-Motors, com sede em Divino (MG) e responsável pelo projeto e patente do sistema.

Cidade em destaque

Segundo o representante da empresa E-Motors, Mercídio Givisiez, um dos principais atrativos de Várzea Paulista foi a presença da ferrovia e o projeto de expansão da malha ferroviária previsto até 2027. “O que mais despertou nosso interesse foi a ferrovia de Várzea Paulista, que terá mais duas linhas de carga nos próximos anos. Isso representa um ganho logístico fundamental para a operação no Brasil”, afirmou.

O prefeito Rodolfo ressaltou que Várzea está pronta para esse novo ciclo de desenvolvimento. “Temos localização privilegiada, mão de obra qualificada. Várzea Paulista está pronta para o futuro”, declarou.

Já o vice-prefeito João Paulo enfatizou o papel ativo da gestão na busca por investimentos. “A nossa cidade está preparada para dar esse passo. Mostrar Várzea Paulista para empresas desse porte é uma grande oportunidade de gerar emprego, movimentar a economia e abrir caminhos para a inovação”, disse.

Também participou da reunião o empresário Fábio Figueiredo, representante do Grupo Belarmino, que atua na área de transportes e logística na cidade e em todo o Estado, estudam possibilidades da aquisição de veículos elétricos.

A Prefeitura segue agora em tratativas para avançar na viabilidade técnica e estrutural da instalação dessas operações no município. A expectativa é que, nos próximos meses, novas etapas de negociação sejam formalizadas.

  • Tech
  • Várzea Paulista