Após 92 anos de espera, Brasileira faz história na Copa do Mundo

 

A brasileira Neuza Back fez história na tarde desta quinta-feira (01). Após 92 anos de espera, Stéphanie Frappart, Neuza Back e Karen Diaz Medina fizeram história.

O trio formado por mulheres foi o primeiro a comandar um jogo da Copa do Mundo masculina de futebol.

Elas trabalharam no confronto entre Alemanha e Costa Rica, no estádio Al Bayt, pela última rodada do Grupo E do Mundial no Catar.

A única brasileira do trio, Neuza Back, nasceu em Saudades, no Oeste de Santa Catarina. A auxiliar de 38 anos é formada em educação física e em 2008 concluiu o curso de arbitragem. Estreou nos gramados em jogos do Campeonato Catarinense e devido ao destaque já foi chamada para trabalhar em jogos da Série A do Brasileirão masculino, já no ano seguinte.

A catarinense foi influenciada a trabalhar na arbitragem pelo irmão André Back, que também trabalhou comandando jogos de futebol.

Chegou ao quadro de árbitros assistentes da Fifa em 2014 e antes de fazer história na Copa do Catar trabalhou em outras competições internacionais de destaque, como o Mundial de Clubes de 2020 e os Jogos Olímpicos Rio 2016.

O pioneirismo não é novidade na carreira de Neuza. Ela também integrou a primeira equipe totalmente feminina a atuar no Mundial de Clubes da Fifa e na Libertadores e no Brasileirão de 2020 completou a marca de 100 jogos pelo campeonato nacional.

Logo após o anuncio de que ela trabalharia na Copa do Catar, Neuza deu uma entrevista no programa Encontro com Patrícia Poeta, e falou sobre a sensação ao saber da notícia da Fifa de que integraria o corpo de árbitros do torneio mais importante da modalidade.

“Todo árbitro quando entra no curso de arbitragem, o sonho é a Copa do Mundo. Para mim não era diferente. Sendo mulher, seria um pouco mais difícil. Passou pela cabeça todas as escolhas, todas as sensações”, declarou.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +