Após dois meses em tratamento, ouriço-cacheiro atacado por crianças recebe alta clínica

A educação ambiental se torna cada vez mais necessária em nossas vidas, pois a conscientização da importância da fauna e flora local é um fator crucial para salvar as espécies, principalmente para as próximas gerações. Há dois meses (11/08), este ouriço-cacheiro fêmea chegou ao Cras da Mata Ciliar, após ser resgatadopela Guarda Municipal em uma via pública de Itatiba, quando estava sendo machucado por crianças, que a deixaram em estado crítico de saúde.

Após as primeiras análises de nossa equipe, foi constatado uma avulsão na parte da cabeça, em que parte de sua pele havia descolado do crânio, além disso, seus dentes foram quebrados devido a força do impacto causado.

“A ferida estava grande e não foi viável uma sutura, portanto, iniciamos um tratamento sistêmico com medicação e limpeza diária. No início, ela estava com muita dor e dificuldade para realizar atividades naturais, sendo necessário uma alimentação assistida por conta da ausência dos dentes. Mas, com o tempo, ela foi respondendo super bem aos cuidados”, pontua TheuryReis, médica veterinária da Mata Ciliar.

Hoje, graças aos esforços de nossa equipe, o ouriço se encontra bem de saúde, estável, com os ferimentos cicatrizados, comportamento naturais ativos e sem alterações. Com isso, ela recebeu alta clínica nesta terça-feira (10), passará pelo processo de reabilitação e, possivelmente, estará apta para ser devolvida à natureza.

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +