Após intervenção da Prefeitura, Sabesp amplia captação para reforçar o abastecimento em Várzea Paulista
Gestão municipal reforça atuação para assegurar abastecimento no período de estiagem
A partir do diálogo permanente entre a Prefeitura de Várzea Paulista e a Sabesp, a Companhia ativou novos pontos de captação de água que vão garantir maior segurança hídrica para a população durante o período de estiagem. A medida foi viabilizada graças à interlocução direta da administração municipal, que tem tratado o tema como prioridade para proteger os moradores da cidade.
Entre as ações já colocadas em prática, estão a ativação de três novos pontos de captação: no Córrego Mãe Rosa, em Campo Limpo Paulista, e nas Lagoas do Pau Arcado e Laguna, em Várzea Paulista. Juntos, esses sistemas reforçam a rede de abastecimento e permitem que a cidade enfrente com mais estabilidade os impactos da estiagem.
Além disso, foi estruturado um Gabinete Integrado de Enfrentamento à Estiagem, com equipes da Sabesp atuando 24 horas por dia para monitorar os mananciais, realizar manobras operacionais, enviar caminhões-pipa em situações emergenciais e garantir fornecimento prioritário para hospitais, escolas e creches.
Obras para o futuro
Paralelamente às medidas emergenciais, está em andamento a obra histórica que levará água da represa Paiva Castro, até a Várzea Paulista, garantindo segurança hídrica pelos próximos 30 anos. O investimento da Sabesp ultrapassa R$ 170 milhões e deve ser concluído em 2027, ampliando em até 400 litros por segundo a capacidade de fornecimento.
Uso consciente da água
Enquanto as soluções estruturais avançam, a Prefeitura reforça o pedido para que a população colabore com medidas simples de economia de água, como reduzir o tempo de banho, fechar a torneira ao escovar os dentes e reaproveitar a água da máquina de lavar.