Após parceria, mulheres têm acesso ao tratamento cirúrgico de mastectomia com reconstrução mamária

Da doença, ela não evita falar. O grande receio era não ter a mama reconstruída e não se reconhecer ao olhar no espelho. Mas, com um sorriso largo no rosto, a técnica de enfermagem Cleonice Mateus destacou a importância do procedimento realizado neste ano, após a Prefeitura de Jundiaí, por meio do Ambulatório da Saúde da Mulher, e o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) firmarem parceria com o Hospital Universitário (HU).
“Eu ainda terei que dar outros passos, mas foi muito bom fazer a cirurgia, vencendo meus medos. Mesmo com os contratempos na recuperação, continuo acreditando que valeu a pena. Não foram só perdas. Algo dentro de mim foi reconstruído. Sou grata pelo acolhimento que recebi, pelo cuidado humanizado e por todo suporte da equipe médica e dos profissionais que caminharam comigo desde o início. A reconstrução não é só física, é também emocional, e todas merecemos essa chance”, enfatizou.
Assim como a Cleonice, outras mulheres foram atendidas. As cirurgias estão sendo programadas, previamente, a cada mês. Com o novo contrato, o procedimento é feito no HU, enquanto o Hospital São Vicente permanece responsável pela contratação da equipe de mastologia e fornecimento dos materiais e o Ambulatório da Saúde da Mulher segue ofertando o serviço de apoio, ou seja, a estrutura ambulatorial adequada, incluindo espaço físico, exames, reabilitação e equipe multiprofissional.
“Garantir esse atendimento às mulheres diagnosticadas com câncer de mama foi uma das primeiras questões sobre as quais nos debruçamos para possibilitar que ocorra no tempo oportuno. A retirada das mamas é um processo emocionalmente doloroso e afeta diretamente a autoestima da paciente. Anteriormente, não havia fluxo definido para a reconstrução mamária, e agora temos. O Município avança com a oferta desse atendimento com convênio estabelecido e fluxos definidos”, ressaltou a gestora de Promoção da Saúde, Dra. Márcia Facci.
A diretora de Regulação e Controle Hospital São Vicente, Dra. Lucimar Moraes Lima, também frisou a importância dessa pactuação que oferta qualidade de vida, resgatando sorrisos. “Possibilitar a reconstrução após a mastectomia ou, conforme o caso, após a quimioterapia, traz uma situação emocional muito melhor, impactando na vida tanto da mulher como de seus familiares”, acrescentou.