No sábado (21) e no domingo (22), as alterações nas plataformas ocorrem nas Linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira, além do Expresso Aeroporto
A circulação de trens nas linhas da CPTM no final de semana de 21 e 22 de setembro terá algumas alterações para a realização de obras de manutenção e modernização, sempre com o objetivo de garantir a segurança e o conforto dos passageiros, principalmente nos dias úteis.
As primeiras alterações serão iniciadas no sábado (21/09) na Linha 12-Safira. A partir das 21h e até o final da operação comercial de domingo todos os trens utilizarão a Plataforma 2 de Engenheiro Manoel Feio para embarque e desembarque. A alteração é necessária para que sejam realizadas obras na rede aérea nas proximidades da estação, sendo fundamental o desligamento de parte da energia na região.
No domingo (22/09) entre 04h e 18h serão registradas alterações nas estações Franco da Rocha e Baltazar Fidelis, na Linha 7-Rubi. Nos dois locais, os trens irão parar apenas na Plataforma 1, tanto no sentido Jundiaí quanto em direção a Rio Grande da Serra. Neste período será feita a substituição de dormentes especiais em uma ponte ferroviária localizada entre as duas estações.
Além disso, entre 04h e 08h os trens utilizarão apenas a Plataforma 2 em Capuava e a Plataforma 4 em Mauá, ambas na Linha 10-Turquesa. Neste período haverá a instalação de contrapesos do aparelho tensor de rede aérea, além do comissionamento de uma chave seccionadora.
Também na Linha 10-Turquesa os trens irão parar apenas na Plataforma 1 das Estações Guapituba, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra entre 09h30 e 18h para que sejam realizados serviços de substituição de trilhos, soldas e socaria.
Já na Linha 11-Coral e também no domingo, entre 08h e 18h todos os trens não irão apenas partir da Plataforma 4 da Estação da Luz, mas também o desembarque dos passageiros acontecerá neste mesmo local. Além disso, o Expresso Aeroporto utilizará a Plataforma 3 para o embarque e desembarque de passageiros. Estas mudanças pontuais permitirão que a CPTM realize obras de desenergização e ancoragem provisória da linha que atende o Abrigo de Trens da Luz.
Por fim, também entre 08h e 18h, nas Estações Jundiapeba e Braz Cubas os trens utilizarão apenas as Plataformas 2 para a substituição de trilhos, execução de alívio de tensão, solda e limpeza de faixa.
Vale lembrar que das 21h do sábado até o final da operação comercial de domingo a circulação nas cinco linhas da companhia tem intervalos médios entre os trens de até 35 minutos.
Sobre a CPTM
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte ferroviário de passageiros, com 1,6 milhão de passageiros transportados por dia útil. Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da Terra, em 1.858 viagens programadas. Juntas, as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. A CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a capital.