A quarta-feira foi marcada por calor intenso e ar muito seco no estado de São Paulo. As temperaturas oscilaram entre 35 e 40°C em grande parte do interior. Na Grande SP, a temperatura ficou alta também. A máxima na capital paulista foi de 33,7°C na estação automática do Mirante de Santana(INMET). A zona sul da cidade até chegou aos 34,1°C.
Mudanças no tempo: Chuva e diminuição de temperatura
No entanto, como previsto, a frente fria que se formou no Sul do Brasil, avança e já provoca mudanças no estado de São Paulo. Na noite desta quarta, áreas de instabilidade na dianteira deste sistema já provocavam chuva em muitas áreas paulistas, e a chuva ainda vai persiste durante a quinta-feira, 09 de setembro.
A frente fria segue avançando ao longo da quinta-feira e a previsão indica chuva em todas as áreas paulistas ao longo do dia. Até ocorrem períodos com sol/mormaço, mas as nuvens aumentam e já pode chover pela manhã, inclusive entre as regiões de Bauru, Sorocaba, Jundiaí e a Grande SP.
A chuva não será volumosa para reverter quadro de seca e ainda não será suficiente para aliviar a situação dos reservatórios, mas é alto o risco de chuva moderada a forte, com raios, trovoadas e rajadas de vento. Não dá para descartar alguns transtornos.
Os maiores volumes são previstos para o sul do estado, entre o litoral sul e o Vale do Ribeira. Há risco de temporais nestas áreas.
A virada do vento associada a este sistema deve ocorrer mais a partir da tarde, com isso, a quinta-feira até amanhece abafada, mas o fim do dia já será mais fresco.
Queda de temperatura
Entre sexta e sábado as temperaturas ficam mais amenas no sul e leste do estado, inclusive na capital.
Via ClimaTempo