Baseado nos dados do IBGE e do MS, Várzea Paulista é considerada a cidade mais segura da região.
TEXTO ATUALIZADO
Várzea Paulista se tornou umas das melhores opções, para quem deseja morar perto da capital, mas sem renunciar a um cotidiano tranquilo.
Jaraguá do Sul (SC), Salto (SP) e Várzea Paulista (SP) são alguns dos municípios mais seguros do Brasil, aponta dados do Ministério da Saúde e IBGE.
Várzea Paulista foi considerada a cidade mais segura da região metropolitana de Jundiaí.
A 45 km da capital, Várzea Paulista é a cidade que mais exporta orquídeas em todo o mundo, possuindo o maior orquidário da América Latina. Com o passar dos anos, o local também se transformou em uma cidade industrial e, por isso, gera muitos empregos.
A classificação é do Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©️. O indicador exclusivo leva em conta a taxa de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes por município brasileiro.
Apresentado pelo portal Myside, o índice avalia a proporção de óbitos decorrentes de violência a cada 100 mil residentes em cada cidade do país.
O ranking de cidades mais seguras foi criado visando auxiliar brasileiros que estão em busca de regiões mais seguras para se viver no país. Baseado em dados do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde, e no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O índice de segurança de cada cidade é calculado conforme a quantidade de mortes violentas a cada 100 mil habitantes.
Para definir o conceito de “mortes violentas”, foi realizado o agrupamento de categorias e tratamento de dados com base na metodologia de classificação estatística de mortalidade CID-10, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Confira a classificação: