
JUNDIAÍ — A Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ) anunciou que não permitirá o manuseio nem a soltura de fogos de artifício de estampido ou artefatos explosivos sonoros durante os jogos do Campeonato Amador de Futebol de 2025, realizados nos centros esportivos da cidade.
A medida tem como base a Lei Municipal nº 9.454/2020, que proíbe o uso de fogos de estampido em áreas públicas e privadas, e visa garantir o bem-estar da população que frequenta os espaços esportivos, bem como o respeito à vizinhança no entorno dos campos.
De acordo com a GMJ, a ação também busca proteger pessoas com transtorno do espectro autista, idosos, crianças e animais de estimação, que sofrem com o barulho intenso provocado pelos artefatos.
A Liga Jundiaiense de Futebol Amador, representada por seu presidente Joaci Silva, declarou apoio à iniciativa da Guarda Municipal.
“No último domingo, durante jogos do campeonato amador, houve soltura de fogos de artifício (rojões) que importunaram moradores vizinhos aos campos de futebol, resultando em várias ligações ao telefone de emergência da GM”, informou o comandante da Guarda Municipal de Jundiaí, Cássio Nicola.
A corporação reforça que o descumprimento da lei pode resultar em prisão em flagrante por desobediência, conforme o artigo 330 do Código Penal Brasileiro, além da interrupção ou cancelamento da partida.
A Guarda Municipal também comunicou que realizará revista pessoal na entrada dos Centros Esportivos que receberão os jogos do Campeonato Amador no próximo domingo, a fim de garantir o cumprimento da norma e a segurança de todos os presentes.

