Segundo informações do site Folha de São Paulo, pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde.
Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.
Ainda segundo informações do site Folha de São Paulo, A cidade de Campo Limpo Paulista aplicou cerca de 3 doses de vacinas vencidas.
O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um desses oito lotes de AstraZeneca após a data de validade (veja gráfico) deve procurar uma unidade de saúde para orientações e acompanhamento.
Além disso, de acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19, quem tomou imunizante vencido precisa se revacinar pelo menos 28 dias depois de ter recebido a dose administrada equivocadamente. Na prática, é como se a pessoa não tivesse se vacinado.
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista publicou uma nota:
“A Prefeitura de Campo Limpo Paulista afirma que a equipe faz um controle rigoroso e todos os lotes e as datas de validade são conferidos diariamente – a aplicação leva em consideração sempre as de validade mais próxima. Não existe a possibilidade de aplicação de apenas 3 doses num mesmo frasco, levando em conta que cada um tem entre 5 e 10 doses. As 3 supostas doses vencidas do lote 4120Z001 (29.mar)- AstraZeneca, passaram por validação da coordenação da Vigilância em Saúde. Já estamos apurando, mas acreditamos na possibilidade de inconsistência de digitação das doses entre o VaciVida e o sistema federal.
Confira no seu cartão de vacinação, o lote e a data de aplicação, que deve ser inferior às datas de vencimento de cada grupo.”