Nos últimos anos, o Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) consolidou sua posição de excelência e qualidade assistencial ao conquistar diversas certificações que atestam sua referência no setor da saúde em todo o país. As conquistas são reflexo do trabalho incansável da instituição e seus mais de 3 mil colaboradores, que investem recursos, tempo e dedicação na construção diária do equipamento centenário.
Entre as conquistas, estão o reconhecimento máximo da Certificação da Rede de Gerenciamento de Pacientes Politraumatizados, conferida a partir de parceria com Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT), a Rede Integrada HSV–PMJ Nível 1 e Nível 2, que se refere a um sistema organizado de unidades e serviços que trabalham de forma coordenada e colaborativa para oferecer atendimento de qualidade e centrado no paciente, além da Acreditação ONA Nível 2 – Acreditado Pleno, que demonstra a eficiência e segurança nos processos hospitalares. Todas essas certificações foram concedidas pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG), instituição credenciada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Em processo de transformação digital, o próximo passo é tornar o HSV 100% digital. Com o objetivo de obter a certificação internacional HIMSS, a instituição iniciou o diagnóstico para atender às exigências do órgão avaliador, trazendo resultados significativos.
“A integração de redes realizada em Jundiaí é algo inédito no sistema de saúde brasileiro. O hospital mostrou que é possível e fez isso de maneira rápida e eficiente. O diferencial foi trabalhar a gestão da qualidade. Unimos o Hospital, seis unidades básicas, quatro PAs e a Rede de Trauma, algo que, em 36 anos de SUS, não vimos em nenhuma outra parte do Brasil. Essa integração trouxe dois princípios fundamentais: a satisfação do usuário e a melhoria da saúde da população. O IQG sente grande orgulho em participar disso, e espero contar o case de Jundiaí como exemplo de que é viável construir um SUS mais integrado”, explicou Mara Machado, diretora executiva do Instituto Qualisa de Gestão (IQG).
Já o título de Hospital Amigo do Transplante e o selo Hospital Amigo do Idoso evidenciam o cuidado humanizado com diferentes perfis de pacientes. Além disso, pelo terceiro ano consecutivo, o hospital foi agraciado com o Prêmio Destaque, consolidando-se como uma instituição de referência em qualidade, inovação e atendimento de alto nível. Além de seu papel assistencial, o hospital também se destaca como referência em educação e formação para estudantes da área médica e da saúde em geral. Por meio de parcerias e programas de ensino, o hospital contribui ativamente para a capacitação de novos profissionais, fortalecendo o desenvolvimento da saúde no município e em todo o estado de São Paulo.
“Cada certificação reafirma o compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão da saúde pública. As certificações obtidas são concedidas por órgãos de grande credibilidade e reconhecimento internacional, como a ONA, cujos padrões são validados no exterior e asseguram a adoção de protocolos rigorosos de segurança, eficiência e qualidade assistencial. Esse reconhecimento reflete a seriedade da instituição na aplicação de recursos, na otimização de processos e na prestação de um serviço de saúde acessível e de alto desempenho. Trabalhamos com idoneidade e comprometimento para garantir um atendimento seguro, humanizado e alinhado às melhores práticas, fortalecendo, assim, um sistema de saúde cada vez mais eficiente e sustentável”, afirma o superintendente do HSV, Matheus Gomes.