Com iniciativa do prefeito Gustavo Martinelli, PEAMA se torna política pública permanente em Jundiaí

A Câmara Municipal de Jundiaí aprovou, na sessão desta terça-feira (05), o projeto de emenda à Lei Orgânica do Município que torna o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA) uma política pública permanente. A iniciativa é de autoria do prefeito Gustavo Martinelli e consolida o compromisso da cidade com a inclusão social e o acesso democrático ao esporte para pessoas com deficiência.

Criado em 1996, o PEAMA já atendeu mais de 1.500 pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltipla, com transtorno mental e do espectro autista. Atualmente, o programa oferece 16 modalidades esportivas gratuitas e realiza mais de 3.600 atendimentos por mês.

“Trabalhamos para uma cidade inclusiva de verdade, com oportunidades e respeito a todos. O PEAMA é um dos maiores símbolos de Jundiaí nesse compromisso com a inclusão e agora, com essa aprovação, damos um passo importante para garantir sua continuidade no futuro”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli.

“O projeto não traz impacto orçamentário adicional para o município, apenas consolida institucionalmente uma política que já está em pleno funcionamento e que tem resultados amplamente reconhecidos”, afirmou o presidente da Câmara, Edicarlos Vieira.

As aulas e atividades do PEAMA são realizadas em diversos centros esportivos da cidade e também no Parque da Cidade.

Além do atendimento esportivo, o programa promove ações inclusivas como os festivais FERA (atletismo), FRENA (natação), FRETE (tênis), FREC (ciclismo), além da Mostra de Dança e do “PEAMA Para Todos”, que amplia o acesso da comunidade às práticas inclusivas.

Com a nova emenda à Lei Orgânica, o PEAMA passa a integrar de forma permanente o conjunto de políticas públicas do município, garantindo segurança jurídica, continuidade e estímulo à ampliação do atendimento nos próximos anos.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +