Um dia histórico para as mulheres na cidade! Isso porque agora, Campo Limpo Paulista conta com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. O evento de posse aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º de dezembro), no Paço Municipal, e contou com a participação do prefeito Dr. Luiz Braz.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher é um importante espaço para a construção e aperfeiçoamento da democracia participativa. Com composição paritária da sociedade civil e do governo, tem como missão fiscalizar, garantir direitos e propor novos projetos. Apesar da posse ter acontecido agora, a atuação delas já vem antes, com a proposta da Escola da Mulher, projeto que hoje é realidade e garante a possibilidade de capacitação e emancipação feminina.
Para Rita de Cassia Alves Ferreira Silva, eleita como a presidente do conselho, esse instrumento é um avanço na conquista e garantia dos direitos das mulheres. “É um avanço e, de fato, um momento histórico, pois o conselho é um espaço no qual as mulheres de Campo Limpo Paulista, sejam elas do poder público ou da sociedade civil, podem dialogar constantemente para garantir que todas tenham uma vida plena, com igualdade e dignidade”.
O prefeito Dr. Luiz Braz parabenizou as conselheiras. “Parabenizo todas as conselheiras que tomaram posse aqui hoje e afirmo que uma das prioridades do nosso governo é a valorização das mulheres. Ter vocês como braço da minha gestão é um privilégio”, ressaltou o prefeito, lembrando que uma parte significativa da liderança na administração é composta por mulheres. Ele também mencionou o compromisso de promover a equidade de gênero e melhorar a qualidade de vida da população, como por exemplo, com o programa “Escola da Mulher”.
Empossadas as representantes de 2021
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher do município foi criado ainda nessa gestão, em 2021. E nesta manhã foram empossadas: Elienir Alves Lemos Lopes, Maria Aparecida de Toledo, Rosana Vilela Santos Pinheiro, Marcia Aparecida Portes, Luciana Aparecida Cologi Medeiros, Mariana de Menezes Guedes, Rosangela Passos Gonçalves Santana, Karina Regina Soares dos Santos, Ana Maria Fernandes Dias, Soraya Bosco Bistene Lacerda, Sara Maria Lopes Salgado, Andréia de Brito Marques Coutinho, Evelyn dos Santos de Paula Custódio, Maria Valéria Micheletto Merten, Natália Catelani Fávaro, Fernanda Banove, Rita de Cassia Alves Ferreira Silva e Viviane Dias Albino.