Criminosos tentam aplicar golpe em idosa

Na madrugada da última sexta-feira (26), criminosos tentaram aplicar um golpe em uma idosa, moradora do bairro Jardim América III, em Várzea Paulista.
De acordo com informações dos seus familiares, a idosa recebeu uma ligação, dizendo que a filha da idosa estava sequestrada pelos marginais. Eles queriam dinheiro para liberar a filha da idosa, a todo tempo ameaçando, dizendo que iria matá-la, caso a idosa se recusasse a fazer o pagamento.
Os marginais chegaram a colocar uma mulher na linha, se passando pela filha da idosa. Um golpe muito antigo, mas praticado nos dias hoje. Desesperada, idosa saiu gritando no quintal da sua residência e acabou acordando sua neta, que mora no mesmo quintal. Sua neta levou a pobre idosa, que estava passando muito mal, para dentro da residência e começou a acalmá-la.
Logo em seguida ligou para sua tia, que supostamente estava sob poder dos marginais. Rapidamente foi constatado que não se passava de um golpe, com intuito de roubar o dinheiro da pobre idosa.

O que fazer se suspeitar de um golpe do sequestro falso?

Se você recebeu uma ligação e suspeita que esteja sendo vítima de um golpe, é fundamental saber como agir.

Em primeiro lugar, é preciso superar o choque inicial e manter a cabeça fria. Pergunte a si se faz sentido alguém da sua família ter sido sequestrado naquele momento. Onde estão seus familiares? Na escola? No trabalho?

Outra dica importante: não fale o nome da pessoa que poderia ter sido sequestrada. Dessa forma você evita passar para os criminosos informações que eles podem usar para deixar o golpe mais realista.

Por fim, se possível, peça para alguém que esteja com você ligar para a pessoa que estaria sendo sequestrada, sem deixar que os criminosos percebam.

Assim que você tiver certeza que seu familiar está bem, seguro e não foi sequestrado, pode simplesmente desligar o telefone e seguir com a sua vida. Dificilmente eles vão ligar de novo, porque já vão saber que você não caiu na armadilha.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +