Delegado Nico Gonçalves é nomeado secretário da Segurança Pública de SP

Após três anos no cargo, Guilherme Derrite pede exoneração para retornar à Câmara dos Deputados

O delegado Nico, como é conhecido, formou-se em direito em 1989, é professor concursado da Academia de Polícia (Acadepol) e especialista em Polícia Judiciária

O delegado Osvaldo Nico Gonçalves foi nomeado, nesta terça-feira (2), como novo secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). Nico assume o cargo após a exoneração de Guilherme Derrite, que deixou a pasta para reassumir seu mandato como deputado federal na Câmara dos Deputados.

Formado em Direito em 1989, Osvaldo Nico Gonçalves é professor concursado da Academia de Polícia Civil (Acadepol) e especialista em Polícia Judiciária. Sua trajetória na Polícia Civil é marcada por diversas funções de liderança, incluindo a criação do Grupo de Operações Especiais (GOE), além de ter dirigido o Departamento de Operações Policiais Especializadas (Dope).

Em sua primeira declaração como secretário, Nico expressou sua satisfação pelo convite feito pelo governador Tarcísio de Freitas. “Sou apaixonado por essa área. Como secretário-executivo, já participava das estratégias de combate ao crime organizado e redução dos índices criminais. Agora, quero continuar o bom trabalho e deixar o meu legado”, afirmou o novo secretário.

Guilherme Derrite, que ocupava a Secretaria da Segurança Pública nos últimos três anos, elogiou a nomeação de Nico. “Nesses três anos como secretário, Nico foi o meu braço direito. Alcançamos resultados históricos e, hoje, deixo essa missão valiosa nas mãos dele”, disse Derrite.

A mudança de comando também afetou o cargo de secretário-executivo da pasta, que será assumido pelo coronel Paulo Maurício Maculevicius Ferreira. Oficial da reserva da Polícia Militar e com experiência no Corpo de Bombeiros, Maculevicius já ocupava cargos na Secretaria de Segurança Pública, incluindo na Subsecretaria de Gestão Corporativa e na Chefia de Gabinete.

Trajetória de Osvaldo Nico Gonçalves

Osvaldo Nico Gonçalves iniciou sua carreira na Polícia Civil em 1979, como investigador, e ao longo dos anos foi promovido a diversos cargos, passando por importantes departamentos, como Decap, Deic, Garra e DHPP. Em 1992, fundou o primeiro Grupo de Operações Especiais (GOE) da Polícia Civil e se tornou o primeiro delegado piloto da unidade.

Entre suas outras realizações, Nico criou o Grupo Antibombas, voltado para situações envolvendo explosivos e atentados, e o Grupo de Motos, ambos dentro do Garra. Em 2019, ele foi nomeado o primeiro diretor do Departamento de Operações Policiais Especializadas (Dope), e em 2022 assumiu o cargo de Delegado Geral de Polícia, o mais alto posto da Polícia Civil do Estado.

Desde janeiro de 2023, Nico Gonçalves ocupava a função de secretário-executivo da Secretaria da Segurança Pública, cargo que agora deixa para assumir como secretário titular.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +