Após uma reunião com o presidente e diretores do Banco Central para propor que o cachorro vira-lata caramelo seja estampado na nova nota de R$ 200, o deputado federal Fred Costa saiu do local com a promessa de que o banco vai estudar ações para combater os maus-tratos aos animais.
Uma das ações em estudo seria o lançamento de uma moeda comemorativa com o cachorro caramelo gravado no verso.
Em entrevista ao UOL, a diretora de administração do BC, Carolina de Assis Barros, confirmou estudos sobre o assunto.
Não há como mudar o padrão monetário, mas o Banco Central entende que essa causa é importante. Estamos estudando alguma ação com o vira-lata caramelo.
Carolina de Assis Barros, diretora de administração do BC
Presidente do BC participou da reunião
Costa pediu uma reunião com a diretoria do BC na última quinta-feira (30) e foi atendido. O parlamentar foi recebido pelo presidente do BC, Roberto Campos Neto, pela diretora de Administração e pelo diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, Mauricio Moura.
O tema do encontro era a nova nota de R$ 200, anunciada um dia antes. O lobo-guará será o personagem da cédula, que começará a circular no fim de agosto.
Horas antes da reunião com a diretoria do BC, o deputado lançou um abaixo-assinado online pedindo o cachorro caramelo no lugar do lobo-guará. A petição já tem mais de 48 mil assinaturas.
Os memes e as piadas com o vira-lata caramelo tomaram as redes sociais desde o anúncio do BC.