A Prefeitura de Várzea Paulista informa que vem trabalhando diuturnamente para minimizar o impacto das chuvas na cidade.
Esse trabalho vem sendo feito pela Unidade Gestora de Infraestrutura Urbana em praticamente todos os córregos, entretanto, o grande volume de chuvas que caiu nesses últimos dias está muito acima do que comumente acontece, segundo dados de referência do Climatempo e da Defesa Civil do Estado, o que extrapolou a capacidade de vazão do Córrego Bertioga e provocou a queda de parte de sua margem, causando inundação na avenida de mesmo nome, na altura da Rua Padre Jordan.
A Prefeitura celebrou, recentemente, um contrato de manutenção dos equipamentos e máquinas que são utilizados para desassorear os leitos dos córregos e realinhou sua programação de manutenção preventiva, já se preparando para o período mais chuvoso do ano que normalmente vai de dezembro a março. Porém, as chuvas volumosas vieram antes do previsto.
Outro ponto causador é que, infelizmente, parte da população ainda tem o hábito de descartar lixo e entulho às margens e ao longo dos leitos dos córregos, provocando o entupimentos das vias de vazão, como as aduelas.
A prefeitura informa também que vem intensificando a retirada desses entulhos, mas pede, mais uma vez, a colaboração da população.