O Sistema de Valores a Receber (SVR) é um serviço do Banco Central (BC), no qual é possível consultar se uma pessoa ou empresa tem dinheiro esquecido em algum banco, consórcio ou outra instituição e, caso tenha, saber como solicitar o valor. Também é possível consultar valores de falecidos.
Ao todo, R$ 8,56 bilhões estão disponíveis para resgate. No caso de pessoas falecidas, a checagem pode ser feita por herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
O SVR voltou a ganhar destaque após a Câmara dos Deputados aprovar, na última quinta-feira (12), um projeto que autoriza o governo a recolher os recursos que não foram resgatados por titulares das contas. Aprovado pelo Senado, o texto irá à sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que poderá vetar trechos ou a íntegra do projeto.
Para verificar informações sobre falecidos, é preciso seguir orientações do site do BC. O primeiro passo é fazer a consulta para saber se há valor a receber em nome da pessoa falecida em algum banco, consórcio ou outra instituição. Os dados necessários são o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.
Caso haja valor de titularidade da pessoa falecida, selecione Acessar o SVR.
O terceiro passo é fazer login com a sua conta gov.br e não com a conta do falecido. Por causa de sigilo bancário, a conta de quem está fazendo a busca precisa ser de nível prata ou ouro. Com a conta gov.br, é possível acessar diversos serviços públicos digitais, usando um único login e senha.
Depois, é preciso acessar a opção Valores para Pessoas Falecidas dentro do sistema e inserir algumas informações. Digite o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida.
O sexto passo é ler e aceitar o Termo de Responsabilidade de consulta a dados de terceiros. Você precisa ser herdeiro(a), testamentário(a), inventariante ou representante legal para acessar os dados da pessoa falecida.
A sétima etapa do processo, segundo o site do BC, é conferir, na tela do sistema: nome e dados de contato da instituição que deve devolver o valor; origem (tipo) do valor a receber; e faixa do valor a receber.
O oitavo passo consiste em entrar em contato e perguntar diretamente à instituição sobre a documentação que você precisa apresentar para receber o valor da pessoa falecida. O Banco Central não recebe, nem analisa documentação; também não recebe pedidos de valores a receber por outros meios.
O último passo orientado pelo BC é visualizar o comprovante. Se quiser, você pode exibir o comprovante que contém informações de valor a receber em nome da pessoa falecida. No computador, você pode salvar, imprimir ou compartilhar esse comprovante para consultar no futuro. Já pelo celular, pode compartilhar esse comprovante por email ou em aplicativo de mensagens. As informações são do G1 e do site do Banco central.
Fonte: pleno.news