Em acordo entre pais, vereadores e Prefeitura, G4 da escola Manoel Aníbal permanece em 2025
Na noite desta quarta-feira (29), em reunião que contou com a presença de pais e vereadores, no auditório Elis Regina do Complexo Argos, a Unidade de Gestão de Educação (UGE) esclareceu os motivos da decisão inicial de não oferecer turmas de G4 na EMEB Manoel Aníbal e a necessidade de realocar as crianças para outra unidade escolar.
No entanto, após ouvir as demandas das famílias e avaliar alternativas junto à gestão municipal e vereadores ali presentes, a UGE decidiu manter as turmas do G4 na escola por pelo menos mais um ano. A decisão foi tomada em consenso com os pais, que concordaram com a permanência das turmas nesse período.
Essa solução foi construída com o apoio dos vereadores Daniel Lemos (PSD), Edicarlos Vieira (União), João Victor (PL), Madson Henrique (PL), Mariana Janeiro (PT), e Rodrigo Albino (PL), que acompanharam as discussões, apresentaram propostas e ajudaram a mediar um acordo entre todas as partes envolvidas.
Atualmente, a EMEB Manoel Aníbal atende crianças da Educação Infantil I, com faixa etária de 0 a 3 anos. No ano passado, foram disponibilizadas matrículas para turmas acima dessa idade, mesmo sem que houvesse espaço físico apropriado. No início deste ano, a UGE identificou que não seria possível realizar as reformas necessárias antes do início das aulas, tornando inevitável a mudança.
Como solução prévia, as crianças haviam sido realocadas para uma escola próxima, a aproximadamente 800 metros de distância, que possui estrutura adequada para recebê-las. A UGE garantiu que todas as unidades da rede seguem padrões de excelência e estão preparadas para acolher os alunos de forma segura e confortável.
Segundo a gestora de Educação, Priscila Costa, a UGE entendeu a demanda dos pais, chegando a um meio termo que visa adaptações na Manoel Aníbal para que os alunos do G4 e G5 possam continuar ao longo deste ano e, a partir do ano que vem, com tempo hábil, os pais devem procurar outras escolas que sejam próximas de suas residências, levando em conta que a Prefeitura de Jundiaí faz um trabalho em rede e preza por qualidade em todas as escolas do município. A partir de 2026, a EMEB Manoel Aníbal ficará, então, com o público para o qual ela foi criada, que é a primeira etapa da Educação Infantil, de zero a três anos.
“Nosso compromisso é garantir um ensino de qualidade e ouvir as preocupações das famílias. Estamos abertos a sugestões e buscamos sempre alternativas que atendam da melhor forma possível às crianças”, finalizou a gestora.