Nota: Aumento na procura do pronto socorro do HU
O Hospital Universitário de Jundiaí informa que está com quadro completo de médicos para atendimento de urgência e emergência. No entanto, como acontece habitualmente neste período, com a chegada do outono e as condições climáticas adversas, é comum observar um aumento na procura pelos serviços de saúde, o que, consequentemente, resulta em mais tempo de espera no pronto-socorro. Ressalta, ainda, que essa elevação da procura por serviços de saúde e hospitalizações de crianças é observada em diversos municípios brasileiros, não sendo, desta forma, uma situação local.
O Hospital Universitário atende urgência e emergência e tem como função prioritária atender pacientes em situações críticas, que necessitam de cuidados intensivos para preservar a vida e a saúde, enquanto os casos mais simples e não urgentes são encaminhados para outros serviços de saúde.
O fluxo de atendimento do HU tem início pelo sistema de triagem médica que realizada por pediatra. Este profissional avalia quais são os pacientes graves que devem ser atendidos no HU, priorizando estes atendimentos. Os casos que felizmente são de menor gravidade, são encaminhados para o pronto-atendimento. Recomenda-se que pacientes de menor gravidade (moderados e leves) procurem o serviço ambulatorial da cidade, que funciona 24 horas e fica na UPA Vetor Oeste (24h). Os demais prontos-atendimentos funcionam das 7h às 18h (PA da Hortolândia, Retiro e Ponte são João). Desta forma, é possível aliviar a demanda do pronto-socorro e garantir um atendimento mais ágil e qualidade na assistência médico-hospitalar que é premissa do Hospital Universitário.
Exemplos de casos leves: gripes, resfriados, diarreia sem desidratação, dores musculares, entorses, amigdalites, conjuntivites, otites. Exemplos de casos graves: SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), Bronqueolite, Traumatismo Craniano, SEPSE, Quadros Cirúrgicos de Urgência, Meningite, Anemia Falciforme e outros.