Fanfics domina a cultura Pop

As “fanfics”, termo em inglês que significa ficção de fã, vêm se tornando cada vez mais popular entre internautas e amantes da literatura. Em blogs e redes sociais é possível encontrar uma grande demanda de textos que dialogam com outras obras e abrem espaço para os leitores perpetuarem de alguma forma grandes narrativas.

OS FANDOMS

Há também os chamados “fandoms”, comunidades de fãs de determinado artista que compartilham suas fanfics. A ideia é que os fãs possam mostrar diferentes perspectivas sobre uma mesma história.
A artista Graziella Nalesso Ferraz, de 42 anos, comenta que já escreveu para alguns fandoms e explica como planeja suas fanfics. “Eu posso ter apenas uma cena que acontece no meio da trama e começar a trabalhar a história toda a partir dela ou eu posso ter só os personagens em mente e começar daí. Na fanfic o planejamento fica fácil, os personagens já vêm prontos e, por já conhecermos as características e personalidade deles de antemão, é só se deixar levar dentro dessas premissas”.

PROCESSO DE CRIAÇÃO

A ideia central das fanfis é dar continuidade às narrativas em novos cenários e agregar personagens. No entanto, é crucial ter em mente que não basta simplesmente “escrever o que der na telha”.