Durante sua visita ao 6º Conexidades, em Jundiaí, o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, enviou mensagem à Várzea Paulista, reiterando a importância do projeto que passará pela cidade e representará importante volume de investimentos na região.
O Convênio, assinado em 2022, pelo prefeito professor Rodolfo e o então governador, Rodrigo Garcia, já estabelecia a viabilização da primeira etapa do Trem Intercidades, TIC. Ficou estabelecido que Várzea Paulista receberia, além do pátio de manutenção dessa nova linha, obras de adequações viárias na região da estação ferroviária, liberação e/ou execução da interligação entre a avenida Ipiranga e a avenida dos Ferroviários, em Jundiaí.
Nesse vídeo, o atual governador, Tarcísio de Freitas, reiterou que o convênio será cumprido, dando continuidade ao projeto iniciado pelo governo anterior, e de suma importância para o transporte público e fomento ao desenvolvimento da Região Metropolitana de Jundiaí. “Essa é uma excelente notícia para todos nós. Esse será, provavelmente, um dos maiores investimentos já recebidos por Várzea Paulista em toda a sua história. Vamos continuar trabalhando para que tudo isso se concretize o mais rápido possível, mas a previsão de início é 2025. Agradeço ao governador por manter o projeto e priorizar nossa cidade.”, disse o prefeito professor Rodolfo.
Em Várzea Paulista, o prefeito designou o gestor de governo e administração, João Paulo de Souza, como gestor do projeto. Ele será responsável por acompanhar todas as etapas da execução do contrato.
O projeto do Trem Intercidades (TIC) envolve oferecer um serviço regional entre a estação Palmeiras-Barra Funda e Campinas, com parada em Jundiaí. Além dele, haverá um serviço Intermetropolitano entre Francisco Morato e Campinas. O projeto total envolverá um volume de mais de R$20 bilhões, com investimentos do governo do Estado e empresas privadas, através de um PPP, Parceria Público-Privada.