Guerra na Ucrânia pode afetar o preço dos combustíveis no Brasil

 

Desde a Segunda Guerra Mundial, a Europa não vivenciava a mais grave crise militar na região. Após o período de quatro meses de crise com o Ocidente, a Rússia tomou a decisão de atacar a Ucrânia, nesta quinta-feira (24). Saiba como a guerra na Ucrânia pode afetar a economia no Brasil.
Até o momento, há a informação de que a usina nuclear de Chernobyl foi capturada por forças russas, de acordo com Mykhailo Podolyak, conselheiro do gabinete presidencial ucraniano. Há investidas do exército do russo no sentido de invadir o país europeu. “É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque completamente sem sentido dos russos. Essa é uma das ameaças mais sérias à Europa hoje”, acrescentou Podolyak.

Confira como a guerra na Ucrânia afeta o Brasil

Um dos principais impactos na economia brasileira por conta da guerra na Ucrânia é a alta do preço do petróleo, que já superou hoje (24) os US$ 100 pela primeira vez em mais de sete anos, após o anúncio de uma operação militar por Vladimir Putin.

Como a Rússia é um dos grandes produtores de petróleo, a investida militar afeta diretamente o preço do petróleo na economia mundial. Outra medida como retaliação a decisão do governo russo pode ser as sanções impostas pelos Estados Unidos e pela União Europeia, que também podem pressionar o preço da energia.

Caso o comércio euro-russo de combustíveis seja interrompido, os europeus passarão a ter a ausência de energia, fazendo com que seja necessário recorrer ao mercado mundial que ficará com preços mais caros. Além disso, outros setores econômicos poderão ser afetados. Confira:
Petróleo e gás com preços mais caros;
Alta no preço dos alimentos;
Instabilidade econômica pode fazer o dólar subir;
Inflação pressionada pela alta da energia e do dólar;
Instabilidade afeta o crescimento econômico.

Via jcconcursos

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OK Leia +